Aprenda a emitir a Nota Fiscal Eletrônica: veja o passo a passo de como fazer

A emissão de notas fiscais faz parte da rotina de qualquer negócio. Porém, ainda gera algumas dúvidas entre micro e pequenos empreendedores, principalmente entre aqueles que estão iniciando um empreendimento. Atualmente é possível emitir nota fiscal eletrônica, o que tornou todo o processo muito mais simples, prático e principalmente ágil. Com isso, aqueles antigos talões que em outros tempos já foram bastante utilizados, devem desaparecer do mercado nos próximos anos.

Mesmo assim, não é simples acompanhar todos os tipos de notas fiscais e processos de emissão, softwares, autorizações do governo, além das mudanças na legislação brasileira que o empreendedor precisa se adequar, já que estão passando por constantes alterações. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo com o passo a passo que vai ensiná-lo a emitir uma nota fiscal eletrônica de uma maneira bastante simples e fácil. Boa leitura!

O que é e para que serve a nota fiscal?

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento que possui validade jurídica e serve para você registrar a venda de um produto ou um serviço que foi prestado a alguém ou a uma empresa.

Com o passar dos anos, a NFe foi sendo inserida nas empresas, e atualmente sua emissão é obrigatória em qualquer transação. O objetivo é que o Fisco recolha os impostos sobre as operações das empresas. Caso a nota fiscal não seja emitida, a empresa responsável pode se enquadrar no cenário de sonegação de impostos e sofrer penalidades previstas na legislação brasileira.

Mas também precisamos enxergar nas notas fiscais algumas vantagens, como a maior facilidade do controle de entrada e saída, do faturamento e impostos pagos, além de servir como prova da regularidade da empresa em caso de auditorias ou fiscalizações.

As vantagens se estendem também para os clientes, já que a nota fiscal serve como comprovante da compra, sendo útil para atestar a garantia, troca ou devolução de um produto. Além disso, a NFe serve também para prestação de contas junto à Receita Federal, a fim de obter dedução de despesas na declaração de Imposto de Renda.

Confira os tipos de Nota Fiscal:

. Nota Fiscal Eletrônica (NFe);

. Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFCe);

. Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe);

. Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe);

. Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDFe).

Confira o passo a passo para emitir Nota Fiscal Eletrônica

A primeira informação que você precisa saber são os dados necessários que devem constar na NFe, conforme descritos pela Secretaria da Fazenda:

. CNPJ;

. Razão Social;

. Endereço;

. Inscrição Estadual;

. CNAE;

. Inscrição Municipal, etc..


Dados do Destinatário:

. CNPJ ou CPF;

. Endereço;

. Razão Social ou nome completo;

. Inscrição Estadual e Inscrição Municipal, quando houver.

Produtos e Serviços:

. Nome ou identidade do produto;

. Tipo (unidade, peça, litro, metro, etc.);

. Quantidade;

. Valor unitário;

. Valor total;

. NCM;

. CEST;

. Peso bruto líquido.

Tributação:

. ICMS;

. IPI;

. PIS;

. COFINS e ISS.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que não pode faltar em um planejamento empresarial

Agora que você já sabe os dados necessários, vamos conferir como emitir uma Nota Fiscal utilizando o sistema Soften Siem:

Primeiro passo: abra o sistema, clique na seta ao lado do carrinho de venda e, em seguida, clique em Nota Fiscal (NF-e);

Segundo passo: clique em Novo (F2) e na aba principal insira as informações solicitadas;

Terceiro passo: na aba de produtos e serviços você irá clicar em localizar produto/serviço, digitar o nome e, ao localizá-lo, dar dois cliques. Em seguida, você irá inserir o valor unitário e dar enter;

Quarto passo: vá até a aba de totais e impostos. Lá você poderá visualizar todos os valores preenchidos na nota e, caso precise editar algum, basta retornar até a aba de produtos e serviços. Em seguida, é só inserir as informações complementares e as observações;

Quinto passo: agora você precisa preencher todos os campos obrigatórios da nota, e na tela de totais e impostos marque a caixa Pré-Visualizar DANFE. Ao terminar, clique em Finalizar (F2).

Você sabe como um escritório de contabilidade pode ajudar a sua empresa?

O contabilista é responsável pela organização e execução de serviços de contabilidade em geral, a escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, além de realizar o levantamento dos respectivos balanços e demonstrações, perícias judiciais e extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, revisão permanente de escritas financeiras das empresas, assistência aos Conselhos Fiscais de sociedades anônimas às quais pode pertencer, fazer os registros contábeis das empresas, cuidar da documentação, da abertura e fechamento de empresas, prestar assessoria, realizar declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis e análises de balanços.

Seleta Contabilidade presta assessoria por intermédio de uma equipe treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, pessoal, imposto de renda, auditoria, societária e tributária. Possui uma filosofia de trabalho voltada para a qualidade, cumprimento de prazo, sigilo, eficácia e profissionalismo na realização da prestação de serviço.